Criar um Site Grátis Fantástico
O que eu considero importante um aluno saber?
O que eu considero importante um aluno saber?

O que eu considero importante um aluno saber?

Decido escrever esse texto, mesmo estando demasiado atarefado por um desejo de desabafo. Realmente, na escola se aprende muita coisa inútil. Não porque os conteúdos sejam inúteis, são muito úteis, o problema é que eu não sei usar! Conhecimentos de biologia e química são importantes para ler uma bula. Filosofia e sociologia são impotante para não crermos em falácias como "eu só acredito no que a ciencia pode provar". Para quem pensa assim eu pergunto como obteve esse conhecimento? A ciência te provou isso? E nesse caso, como tu fazia antes? Português é base para escrever qualquer texto e base para aprender uma segunda língua. Enfim o conhecimento da escola é útil, e por ser útil é importante. Mas meu desagrado ocorre porque existem professores que não sabem isso que estou escrevendo.

Mas vamos falar de matemática, meu foco deve ser a matemática por ser a minha área. O que eu considero importante um aluno saber de matemática ao teminar seu ensino médio? A resposta depende dos interesses do estudante. Existem dois níveis: geral e especíco.

Nível geral: referesse a todo brasileiro. Creio que as quatro opreçãoes básicas (soma, diferença, produto e quociente) são indispensáveis. Além disso o estudo dos números decimais, porcentagem, matemática financeira, geometria básica, principios de probabilidade (consequentemente análize combinatória) e, por fim, lógica. O estudo dos números decimais e das porcentagens entram em matemática fianceira. Como disse o professor Morgado, já falecido, "é uma vergonha um aluno sair do Ensino Médio sabendo calcular seno e cosseno e não saber calcular o valor do juros de um empréstimo".  Além disso considero importante o estudo da probabilidade para que ningém coloque suas esperanças na loteria, a probabilidade é tão baixa que é quase impossível, como consequencia a análize combinatória que é parte imortante para esse conhecimento. Quem conhece sabe como calcular uma probabilidade quantidade de casos desejados divido pela quantidade de casos possíveis. Para saber quantos são sem escrever todos somente com análize combinatória. Se alguém duvida basta tentar contar quantas são as possíveis combinações de sequencias na megasena. Geometria básica é util para calcular a área de algumas figuras para saber quantos azulejos precisa para cobrir uma parede, por exemplo. E, por último, mas não menos importante, a lógica, que pode ser estudada em filosofia, é fundamental para cair na enganação de políticos e vendedores mal intencinados, além de ser útil para defender um ponto de vista. Essas são as sínteses das razões para estudadr determinado conteúdo.

Nível específico: depende da profissão do sujeito. Se é engenheiro precisa de toda matemática possivelpara não reprovar demais na faculdade. Se é administração, basta a matemática financeira e continuar aprofundando-se. Em geral todas as profissoes usam um mínimo de matemática, com excessão das ciências humanas, as ciências biológicas, exatas e da terra não tem escapatória. Medicina tem mais matemática do que se pensa, pois se pensa somente em medicar ou "cortar" alguém, mas a medicina, a biomedicina, a enfermagem, a farmácia, entre outros cursos são tão profundos que contém matemática. Formações não academicas como cursos técnicos também usam matemática, pois muitas vezes exige-se precisão nas informações e nas medições. Existem muitas aplicações, entretanto é dificil falar aqui de todas, há muitas variáveis.

Há uma última razão óbvia para conhecer matemática: evitar mancadas, furos, gafes... .Certa vez, andando na rua ouvi dizer que o sabonete tal tem "um quarto por cento de creme hidratante". Na prática significa 0,0025%, quando a informação correta é 25% ou 1/4 de creme hidratente. Outra vez soube de uma enfermeira que errou um cálculo de regra de três e deu quase o bobro de uma substância que eu não conheço. Outra enfermeira disse que uma epidemia atingiu 50% de uma população. Dado alarmante, mas falso. Provavelemte ela não sabe que 50% equivale a metade, enfim, eu mesmo já cometi alguns erros por desaenção, mas independentemente de ser um "pequeno deslize" ou um verdadeiro "King-Kong" é demasiado desagradável. Matemática é mesmo importante. A menos que você faça parte de algum grupo rebelde que erra como protesto.

Me preocupo quando não consegue-se contextualizar o conhecimento com a realidade do estudante e com o objetivo da instituição de ensino. Com alunos do ensino fundamental até acita-se essa dificuldade, pois os problemas da vida real tem uma complexiadade maior do que a apropriada. Entretanto, os estudantes do Ensino Médio tem a capacidade e o direito de ter um ensino mais específico. Conversando com estudantes, percebi que eram muito inteligentes, mas o conteúdo é teórico em excesso, pouco prático. O que fazer? 







Total de visitas: 13961